Topografia da Córnea no Ceratocone

O exame de Topografia da Córnea tem grande utilidade clínica para o diagnóstico do ceratocone, bem como para a indicação do tratamento do ceratocone.

Topografia da Córnea Para o Diagnóstico do Ceratocone

 O exame de Topografia da Córnea com Disco de Plácido avalia a curvatura da face anterior da córnea, pelo reflexo da imagem nos discos circulares do exame.

Enquanto a córnea normal apresenta reflexos regulares e simétricos, a córnea com ceratocone apresenta distorção do reflexo dos anéis de Plácido.

 Córnea Normal

A córnea normal geralmente apresenta simetria e regularidade, representada pela Topografia de Córnea sem alterações e sem distorções da sua curvatura anterior.

Córnea Assimétrica

Algumas córneas podem ter alteração da biomecânica, com susceptibilidade a desenvolver ceratocone, sem, no entanto, terem desenvolvido o ceratocone. São córneas que geralmente apresentam leves assimetrias, especialmente com leve aumento da curvatura inferior.

Estes olhos apresentam boa acuidade visual e podem ou não ter graus oculares de miopia ou hipermetropia e astigmatismo, sendo classificados como “Córneas Suspeitas”.

Córnea com Ceratocone Subclínico

As córneas com ceratocone subclínico são propensas a desenvolverem ceratocone clínico se forem expostas a situações que colaborem para a progressão das alterações biomecânicas como: hábito de coçar os olhos, traumas, mudanças hormonais ou cirurgias refrativas com excimer laser.

São córneas que, embora apresentem reflexos regulares e curvaturas dentro do padrão da normalidade, já demonstram assimetria mais proeminente, considerada acima do padrão aceito da normalidade.

Córnea com Ceratocone Grau I

 O diagnóstico do ceratocone clínico é baseado em critérios topográficos e/ou tomográficos, como pode ser visto, com detalhes, na sessão Exames para Cirurgia Refrativa – Topografia de Córnea.

A medida da curvatura média da córnea (Km) nos 3 mm centrais da topografia é um dos parâmetros para a graduação do estágio evolutivo do ceratocone, segundo a Classificação de Krumeich, descrita mais adiante.

Na Classificação de Krumeich, o Ceratocone grau I apresenta valor do Km ≤ 48 D.

Córnea com Ceratocone Grau II

 O Ceratocone grau II apresenta valor do Km ≤ 53 D.

Córnea com Ceratocone Grau III

 O Ceratocone grau III apresenta valor do Km > 53 D.

Córnea com Ceratocone Grau IV

 E o Ceratocone grau IV apresenta valor do Km > 55 D.

Alguns equipamentos de Topografia de Córnea apresentam uma classificação automática de Ceratocone, que auxilia na avaliação diagnóstica e terapêutica.

Critérios Topográficos para Detecção de Ceratocone

 Vários pesquisadores propuseram critérios baseados nos índices topográficos para detecção precoce de ceratocone, que devem ser usados em conjunto com o julgamento clínico para definição do diagnóstico, como está descrito, com detalhes, na sessão Exames para Cirurgia Refrativa – Topografia de Córnea.

 Topografia da Córnea Para o Indicação do Tratamento do Ceratocone

 O exame da Topografia da Córnea, além de ser importante para o diagnóstico do Ceratocone, também fornece os dados para a definição do estágio evolutivo da doença e dos critérios de progressão, que são a base para a indicação do tratamento necessário para cada caso, conforme detalhado na Sessão Tratamento do Ceratocone.