Quando a Cirurgia de Catarata Está Indicada?

Quando o oftalmologista detecta que o cristalino está com perda da transparência devido à catarata e já existe comprometimento da qualidade visual, a Cirurgia de Catarata está indicada para tratamento dos sintomas e restauração da visão.

Se a Cirurgia da Catarata não é realizada, a tendência é do cristalino opacificado endurecer e escurecer, até causar a perda visual devido à cegueira reversível da catarata.

 

Quais os Exames Pré-Operatórios para a Cirurgia de Catarata?

Antes da Cirurgia de Catarata, é realizado o exame médico oftalmológico completo, com a medida da acuidade visual, medida da refração ocular, biomicroscopia na lâmpada de fenda, medida da pressão intraocular, e da avaliação do fundo de olho com o mapeamento de retina.

Se, além da catarata, forem diagnosticadas outras alterações como glaucoma, alterações da retina ou outras, estas serão devidamente controladas antes da Cirurgia da Catarata.

Embora o teste tradicional para avaliar se a catarata está ou não modificando a qualidade visual seja, ainda, a medida da visão de alto contraste com a Tabela de Snellen, já sabemos que, antes de alterar a acuidade visual de alto contraste, a catarata modifica significativamente a sensibilidade ao contraste da acuidade visual de baixo contraste.

Essa alteração da qualidade visual ocorre devido ao fenômeno da dispersão da luz no cristalino opaco (scatter), que causa ofuscamento noturno e dificuldade visual à noite – os primeiros sintomas da alteração da visão devido à catarata.

Atualmente é possível avaliar de forma objetiva se a catarata está causando a alteração da qualidade visual devido ao fenômeno da dispersão da luz (Scatter) com o Analisador de Qualidade Visual HD Analyzer – Optical Quality Analysis System – OQAS. A medida do Índice de Dispersão Objetivo – Ocular Scatter Index – OSI tem sido o mais novo parâmetro para avaliação da Síndrome da Lente Disfuncional e para a indicação da cirurgia de catarata.


Medida Objetiva do Scatter Ocular

Uma vez indicada a Cirurgia da Catarata, é importante avaliar a saúde das células endoteliais da córnea com o Exame de Microscopia Especular.

Para os casos de cataratas maduras, nos quais é impraticável realizar a avaliação do fundo do olho por causa da opacidade do cristalino, é importante realizar o exame de Ultrassonografia Ocular.

Os exames de Topografia e/ou Tomografia da Córnea são importantes tanto para a indicação do modelo da lente intraocular, como para a programação dos graus das lentes intraoculares nos Cálculos Biométricos, juntamente com os exames de Biometria Ocular.

Além dos exames oftalmológicos, na avaliação pré-operatória da Cirurgia da Catarata são solicitados exames laboratoriais de rotina (hemograma, glicemia e coagulograma) e avaliação médica com cardiologista e anestesista, para a liberação da Cirurgia de Catarata em regime de Hospital-Dia, com anestesia local com colírio anestésico e sedação.