Topografia da Córnea para Cirurgia Refrativa

 O exame de Topografia da Córnea com Disco de Plácido avalia o relevo da superfície anterior da córnea e as medidas da sua curvatura, sendo utilizado para avaliação de córneas elegíveis para Cirurgia Refrativa e para o screening de susceptibilidade ao ceratocone.

Enquanto a córnea normal geralmente apresenta anéis de Plácidos regulares, simetria e sem distorções da curvatura anterior no exame de Topografia da Córnea, a córnea com ceratocone apresenta anéis irregulares, assimetria e deformidades da curvatura anterior.

No entanto, nem todas as córneas assimétricas são anormais e justamente por isso, o grande desafio é identificar as córneas suspeitas que teriam susceptibilidade a desenvolver ceratocone para não indicar a Cirurgia Refrativa para estes casos.

No estudo clássico de Dr Rabinowitz e colaboradores, os padrões de topografia da córnea foram descritos em 10 diferentes tipos, de acordo com a imagem topográfica, como ilustrado na imagem seguinte, na qual foram adicionados os padrões topográficos do ceratocone clínico e da degeneração marginal pelúcida.

Os padrões topográficos podem ser classificados como:

 1. Normais/ Simétricos

1.1. Padrão Redondo

1.2. Padrão Oval

1.3. Padrão Gravata Borboleta Simétrica

2. Suspeitos

2.1. Padrão Gravata Borboleta Assimétrica

Encurvamento em qualquer direção maior que 0,5 D e menor que 1,00 D em relação à região oposta de 180 graus

2.2. Padrão Encurvamento Inferior

Encurvamento inferior maior que 1,00 D e menor que 1,4 D em relação à região oposta de 180 graus

2.3. Padrão Eixo Radial Desviado

Desvio importante do eixo radial ≥ 20º com ou sem encurvamento inferior

3. Anormais

3.1. Ceratocone

3.2. Degeneração Marginal Pelúcida

3.3. Ceratocone Frustro

Assimetria topográfica com Índice de I-S Value ≥ 1.4

O conceito clássico de Ceratocone Frustro é de córnea com pouca alteração topográfica em um olho de pacientes com ceratocone manifesto no outro olho

Índices Topográficos Suspeitos de Anormalidade

Com o objetivo de identificar valores de curvatura corneal normais e alterados, foram elaborados vários índices baseados na Topografia da Córnea:

i-S Value     

O índice I-S Value avalia a diferença da curvatura da córnea inferior e superior. Para isso, utiliza o diâmetro de 3 mm centrado no vértice da córnea.

A média dos 5 valores da curvatura da hemicórnea superior gera o valor S, enquanto a média dos 5 valores da curvatura da hemicórnea inferior gera o valor I.

O valor do I-S Value corresponde à diferença entre o valor médio da curvatura I e o valor médio da curvatura S. São considerados suspeitos de ceratocone I-S Values ≥ 1.4.

Eixo Radial Desviado (Radial Skewed Axis – SRAX)

O eixo do semimeridiano mais curvo é identificado na hemicórnea superior e na inferior. O Eixo Radial Desviado ou Radial Skewed Axis (SRAX) é o ângulo mais agudo dos semimeridianos mais curvos.

Critérios Topográficos para Detecção de Ceratocone

Vários pesquisadores propuseram critérios baseados nos índices topográficos para detecção precoce de ceratocone, que devem ser usados em conjunto com o julgamento clínico, para a definição do diagnóstico.

 Critério de Rabinowitz/McDonnel 

Segundo o Critério de Rabinowitz/McDonnel, as córneas com Curvatura Central > 47.2 D, IS-Value acima de 1.4 e com diferença de curvatura central > 1 D entre os 2 olhos são anormais.

Critério de Klyce / Maeda

 No Critério de Klyce/Maeda foram elaborados o Índice de Previsibilidade de Ceratocone – Keratoconus Previsibility Index (KPI) e o Índice de Ceratocone – Keratoconus Index (KCI), baseados em uma série de índices topográficos. O valor normal do KPI é < 0.23 e o do KCI = 0%.

Critério de Smolek / Klyce

Smolek e Klyce desenvolveram o Índice de Severidade de Ceratocone – Keratoconus Severity Index (KSI), baseado em índices ceratométricos analisados por um sistema de inteligência artificial com rede neuronal complexa. O valor normal do KSI é < 0.15.

Os índices de Klyce/Maeda e Smolek/Klyce são disponibilizados no mapa Screening de Ceratocone do Topógrafo TOMEY.

Critério Rabinowitz / Rasheed  – KISA

No Critério de Rabinowitz/ Rasheed foi elaborado o índice KISA, que utiliza na sua fórmula os valores da Ceratometria Central, o valor do I-S Value, do valor do Eixo Radial Desviado e do Astigmatismo. Olhos normais apresentam KISA < 60%, os olhos suspeitos de Ceratocone entre 60-100% e os olhos com Ceratocone > 100%.

Alguns equipamentos de Topografia de Córnea apresentam uma classificação automática de Ceratocone baseada na Topografia, que auxilia na avaliação pré-operatória da Cirurgia Refrativa.