Lente Fácica para Altas Ametropias

 Pacientes jovens com altas ametropias – alta miopia, alta hipermetropia e/ou alto astigmatismo – não devem e não podem fazer Cirurgia Refrativa com Excimer Laser, devido aos limites da espessura da córnea para correção de altos graus altos.

Estes casos também não devem ser submetidos a Extração do Cristalino Transparente (Presbyopic Lens Exchange – PRELEX), devido ao risco aumentado de descolamento de retina.

Sendo assim, as lentes fácicas foram desenvolvidas para o tratamento das altas ametropias em pacientes jovens fácicos, com cristalino transparente.

Desde que as lentes fácicas surgiram, vários modelos foram propostos, sendo que, atualmente os modelos mais utilizados são os das lentes fácicas de câmara anterior com fixação na íris Artisan / Verysize e o modelo da lente fácica de câmara posterior ICL, implantado na porção posterior à íris e anterior ao cristalino.

As lentes fácicas de câmara anterior permitem a correção de miopia até -23,50 D, de hipermetropia até + 12.00 D e de astigmatismo até 7,5 D. Os modelos para a correção da afacia permitem a correção de até +30.00 D.

As lentes fácicas de câmara posterior ICL permitem a correção de miopia até -20 D, de hipermetropia até +10 D e de astigmatismo até 6 D.

Para a adequada indicação cirúrgica da lente fácica de câmara anterior, o candidato deve ter mais que 18 anos, exame com profundidade de câmara anterior (endotélio-cristalino) > 3 mm, tamanho da pupila em condições de meia luminosidade (condições mesópicas) < 6 mm e exame de Microscopia Especular com contagem de células endoteliais > 2.000 células / mm2.

Para a adequada indicação cirúrgica da lente fácica de câmara posterior, o candidato deve ter mais que 18 anos, exame com profundidade de câmara anterior (endotélio-cristalino) > 3 mm, tamanho da pupila em condições de meia luminosidade (condições mesópicas) < 6 mm e exame de Microscopia Especular com contagem de células endoteliais > 2.500 células / mm2.

Para o cálculo do grau e do tamanho da lente fácica, são fornecidos para o laboratório, o grau ocular obtido no exame médico de Refração, e os dados da profundidade da câmara anterior e da distância branco-à-branco, obtidos, geralmente, com o exame da Biometria Ocular.

Quando o modelo do exame de biometria não disponibiliza a medida do branco-à-branco, este dado pode ser obtido com outros equipamentos, como por exemplo, com a Tomografia de Córnea Orbscan ou com os modelos mais novos da Tomografia Pentacam, que inclusive possuem módulos específicos para o planejamento cirúrgico de lentes fácicas.

Os parâmetros de segurança do Pentacam para o implante da lente fácica do tipo Artisan são: volume da câmara anterior (Anterior Chamber Volume – ACV) ³ 100 mm3, ângulo da câmara anterior (Anterior Chamber Angle – ACA) > 30º e profundidade da câmara anterior (Anterior Chamber Depth – ACD) ³ 3.0 mm que são fornecidos no Mapa Geral (Overview).

O Pentacam disponibiliza um software especializado para o implante da lente Artisan/Verysize de câmara anterior que, além de fornecer as medidas de segurança adequadas para o implante da lente fácica, possui um simulador tridimensional da previsão das distâncias entre a lente fácica e as estruturas da câmara anterior com o avançar da idade do paciente.

Os parâmetros de segurança do Pentacam para o implante da lente fácica de câmara anterior são: distância mínima entre a lente fácica e o endotélio > 1mm; contagem de células endoteliais > 2000 mm2, deslocamento da pupila < 1mm e convexidade da íris > 15º.