OCT da Córnea para Cirurgia Refrativa

O exame de Tomografia de Coerência Óptica da Córnea – OCT da Córnea é baseado na interferometria de baixa coerência, similar ao ultrassom, que permite a imagem detalhada das estruturas do segmento anterior ocular, especialmente da córnea.

Para avaliação do paciente no pré-operatório da Cirurgia Refrativa, o exame do OCT da Córnea pode fornecer medidas precisas, sendo de grande utilidade nos seguintes aspectos:

 1. Na detecção de sinais precoces do Ceratocone

O exame do OCT mostra a imagem da córnea e fornece as medidas da espessura da córnea na área analisada.

Nos casos iniciais de ceratocone, alguns pacientes podem apresentar pouco encurvamento focal na topografia, mas é possível detectar um afinamento focal, tipicamente temporal inferior, no exame de OCT da córnea.

Em uma córnea normal, o ponto mais fino é geralmente localizado dentro de 0,7 mm do centro. Quando o exame de OCT da córnea é realizado com boa centralização da pupila e há uma descentração inferotemporal maior que 0,7 mm, este é um sinal provável de ceratocone.

Os exames de OCT da Córnea mais modernos permitem que sejam medidas, não apenas a espessura de toda profundidade da córnea, mas também avaliam a espessura do epitélio da córnea.

As córneas normais e simétricas geralmente apresentam a camada epitelial com espessura uniforme.

Recentemente Dr. Tang e colaboradores demonstraram diferenças no mapa epitelial do OCT da Córnea entre pacientes com “warpage” da córnea pela lente de contato e pacientes com ceratocone.

Na área da córnea com aumento localizado da curvatura no exame de topografia, os pacientes com “warpage” da córnea apresentam aumento da espessura epitelial, enquanto os pacientes com ceratocone cursam com diminuição da espessura epitelial nessa área.

2. Na avaliação do Flap do LASIK

O exame de OCT da córnea é muito útil para a avaliação das córneas de pacientes que fizeram cirurgia de LASIK e necessitam de reoperação, para nova correção refrativa do grau atual.

Com o exame de OCT da Córnea, é possível medir a espessura do flap e o do estroma residual, para certificar que não existe ectasia corneal e que há leito estromal suficiente para a nova ablação a laser.

3. Na avaliação de Candidatos ao PTK – Ceratectomia Fotorrefrativa

A realização do OCT da córnea é muito importante para a avaliação de pacientes com opacidades na córnea que necessitam da Cirurgia de PTK (PhotoTherapeutic Keratotomy).

Com o exame de OCT da Córnea, é possível medir a profundidade da opacidade e a espessura epitelial para programar o tratamento fototerapêutico refrativo.