Cirurgia de Catarata Tradicional Manual

Na Cirurgia da Catarata Tradicional Manual, o primeiro passo cirúrgico é realizar uma pequena abertura na córnea (microincisão de 2,25 mm ou 2,75 mm) e, em seguida, uma abertura circular da cápsula anterior do cristalino, chamada de capsulorrexe.

A etapa seguinte consiste em utilizar o equipamento de Facoemulsificação, que emite ondas de ultra-som, para fragmentar e aspirar a catarata.

Na sequência, a lente intraocular artificial é implantada no lugar do cristalino, para restaurar a transparência e compensar a refração ocular, permitindo a modificação do grau dos olhos após a cirurgia. Com o implante da lente intraocular dobrável, a cirurgia é finalizada com a incisão auto-selante, sem a necessidade de suturas.

 

Cirurgia de Catarata com Laser de Femtosegundo

 A Moderna Cirurgia da Catarata a LASER utiliza o programa computadorizado do Laser de Femtosegundo para realizar etapas cirúrgicas, com medidas e cortes de extrema precisão.

Na primeira etapa da Cirurgia de Catarata a LASER, o Laser de Femtosegundo realiza a pequena abertura na córnea em três planos, em seguida, a abertura da cápsula do cristalino na forma de um círculo perfeito e depois fragmenta a catarata de acordo com o recorte desejado pelo cirurgião.

Uma grande vantagem da Cirurgia de Catarata a LASER é a habilidade de o Laser de Femtosegundo realizar Incisões Relaxantes na córnea, que podem ser programadas pelo Cirurgião, com o objetivo da redução do astigmatismo da córnea.

Na próxima etapa cirúrgica, o equipamento de Facoemulsificação com ondas de ultra-som é utilizado para aspirar a catarata, que já foi facilmente previamente fragmentada pelo Laser de Femtosegundo.

Em seguida, a lente intraocular – cujo grau foi previamente definido baseado nos Exames de Biometria e do Planejador Cirúrgico – será implantada com a orientação de “Guias Computadorizados”.

O microscópio cirúrgico é acoplado ao Marcador Digital do Sistema VERION que orienta a posicão da centralização da lente e do posicionamento das marcas da lente tórica.

Em seguida, pode ser usado o equipamento da Aberrometria Intraoperatória – Optiwave Refractive Analysis – ORA, que verifica se o grau da lente implantada e a sua posição estão adequados, para a obtenção do resultado cirúrgico desejado.

E Quais Serão os Graus dos Óculos Após a Cirurgia da Catarata?

O resultado dos graus oculares após a Cirurgia da Catarata depende da tecnologia da lente intraocular implantada, que será descrita, em detalhes, na Sessão Cirurgia de Catarata – Lentes Intraoculares.