Indicação da Lente Intraocular

 O processo da indicação da lente intraocular para ser implantada durante a Cirurgia de Catarata depende da avaliação oftalmológica pré-operatória completa e do objetivo da correção óptica, levando-se em consideração as necessidades visuais do paciente relacionadas ao seu estilo de vida. 

Com os constantes avanços tecnológicos das lentes intraoculares, atualmente é possível realizar a Cirurgia da Catarata com as seguintes abordagens:

  1. A clássica Cirurgia da Catarata, com a troca do cristalino opacificado por uma lente intraocular monofocal e com a prescrição dos óculos após a cirurgia, ou
  2. A mais moderna Cirurgia da Catarata com Finalidade Refrativa, com o objetivo de, além de tratar a catarata, também corrigir o Astigmatismo e a Presbiopia (Vista Cansada) com lentes intraoculares multifocais e multifocais tóricas.

Cirurgia de Catarata com Uso dos Óculos Após a Cirurgia

A Cirurgia de Catarata com o implante da lente intraocular monofocal tem como objetivo primordial o Tratamento da Catarata, sendo necessária a prescrição dos óculos para a correção dos graus oculares remanescentes, após a cirurgia.

Cirurgia da Catarata com Finalidade Refrativa 

A Cirurgia da Catarata com Finalidade Refrativa, por sua vez, tem como objetivos principais, não apenas o Tratamento da Catarata, mas, especialmente, o Tratamento Refrativo do Astigmatismo e da Presbiopia (Vista Cansada).

Para esse fim, o implante das lentes intraoculares multifocais e multifocais tóricas permite a ampla correção dos graus oculares, possibilitando independência dos óculos após a cirurgia, na grande maioria dos casos.

Quais os Graus que podem ser corrigidos com as Lentes Intraoculares ?

Os graus oculares que podem ser corrigidos com as lentes intraoculares são os erros refrativos que influenciam a visão de longe, a visão intermediária e a visão de perto.

Como podemos observar em uma receita médica, o grau esférico de longe, que pode ser na forma da miopia ou hipermetropia, necessita de uma adição de poder esférico para visão intermediária e mais ainda para visão de perto, para possibilitar a correção óptica adequada.

O grau do astigmatismo prescritos nos óculos é o resultado da combinação do astigmatismo da córnea e do astigmatismo do cristalino. Como o cristalino será removido na cirurgia da catarata, para que haja a correção do astigmatismo total do olho, é necessário que a lente intraocular neutralize o astigmatismo da córnea, proporcionando o resultado final com astigmatismo zero ou bem próximo de zero.

Sendo assim, a depender do tipo da tecnologia da lente intraocular, pode haver a correção dos graus esféricos e dos graus do astigmatismo da córnea para a visão de longe, intermediária e de perto.

Qual o conceito da Visão de Longe, Visão Intermediária e Visão de Perto ?

A Visão de Longe refere-se às atividades realizadas para uma distância entre 5 – 6 metros, como olhar para objetos distantes, dirigir à noite, dentre outras.

A Visão Intermediária envolve as atividades para uma distância entre 50-70 cm até 2 metros, como leitura no celular, no computador e no tablet, atividades como jogar cartas, jogar golfe, dentre outras.

A Visão de Perto engloba as atividades para uma distância entre 30-40 cm, como ler livros com letras pequenas – a bíblia, diário oficial, bula de remédio – e realizar atividades manuais, como enfiar a linha na agulha, dentre outras.

É importante ressaltar que uma boa iluminação é fundamental para que a realização das atividades de perto seja confortável, pois a luz direta no objeto próximo permite a ampliação da imagem e a melhora do contraste, com melhor conforto visual.

Atualmente, as lentes intraoculares para implante na Cirurgia de Catarata são classificadas, de acordo com a sua capacidade de correção dos graus oculares, para as devidas distâncias, em:

Lente Intraocular Monofocal 

A lente intraocular monofocal possibilita a correção de, apenas, um foco de distância, sendo geralmente programada a correção do grau esférico para longe da miopia ou da hipermetropia.

Esse tipo de lente não corrige o grau do astigmatismo da córnea, nem o grau intermediário, nem o grau de perto.

Desta forma, após a Cirurgia da Catarata com o implante da lente monofocal, a visão de longe torna-se boa sem óculos, mas a visão intermediária e a visão de perto continuam desfocadas.

Por isso, são prescritos os óculos para a correção do graus que não foram corrigidos pela lente intraocular monofocal: dos graus do astigmatismo da visão de longe e dos graus da visão intermediária e de perto.

Lente Intraocular Monofocal Tórica

 Como mencionado anteriormente, o grau do astigmatismo prescrito nos óculos é o resultado da combinação do astigmatismo da córnea e do astigmatismo do cristalino. Como o cristalino será removido na cirurgia da catarata, para que haja a correção do astigmatismo total do olho, é necessário que a lente intraocular neutralize o astigmatismo da córnea.

Quando a córnea apresenta astigmatismo acima de -0.75 D nos exames pré-operatórios da Cirurgia de Catarata, existe benefício da neutralização deste astigmatismo com o implante da lente intraocular tórica.

Para isso, a Lente Intraocular Tórica possui marcas que devem ser posicionadas, internamente,  no local adequado para compensar o astigmatismo da córnea.

Sendo assim, a lente intraocular monofocal tórica possibilita a correção dos graus esférico de longe (miopia ou hipermetropia) e do astigmatismo da córnea.

Desta forma, após a Cirurgia da Catarata com o implante da lente monofocal tórica, a visão de longe torna-se excelente sem óculos, mas a visão intermediária e a visão de perto continuam desfocadas.

Por isso, são prescritos os óculos para a correção do graus que não foram corrigidos pela lente intraocular monofocal tórica: dos graus esféricos da visão intermediária e da visão de perto.

Lente Intraocular de Foco Estendido

A lente intraocular de foco estendido, ao proporcionar correção simultânea para longe e intermediário, permite ótima liberdade visual no pós-operatório da cirurgia de catarata.

Este modelo é o ideal para olhos que possuem pouco ou nenhum astigmatismo na córnea (< 0,75 D).
Devemos lembrar que uma boa iluminação do objeto de perto sempre facilita a leitura, pois a luz permite a magnificação da imagem e a melhora do contraste.

Após a Cirurgia da Catarata com o implante da lente de foco estendido, a visão de longe e a visão intermediária tornam-se excelentes sem óculos, mas a visão de perto continua levemente desfocada.

j
Por isso, a lente de foco estendido é indicada para pessoas que realizam rotineiramente as atividades para longe e para intermediário, mas que não apresentam critérios clínicos para o implante de lente multifocal trifocal.

Lente Intraocular de Foco Estendido Tórica

A lente intraocular de foco estendido é a versão destinada para pacientes que apresentam astigmatismo de significativa magnitude na córnea (> 0,75 D).

Esta lente também proporciona correção simultânea para visão de longe e para visão intermediária e permite ótima liberdade visual no pós-operatório da cirurgia de catarata.

Após a Cirurgia da Catarata com o implante da lente de foco estendido tórica, a visão de longe e a visão intermediária também tornam-se excelentes sem óculos, mas a visão de perto continua levemente desfocada.


Por isso, a lente de foco estendido tórica também é indicada para pessoas que realizam rotineiramente as atividades para longe e para intermediário, mas que não apresentam critérios clínicos para o implante de lente multifocal trifocal tórica.

Lente Intraocular Multifocal

Quando a lente intraocular possibilita a correção de mais de um foco de distância, simultaneamente, esta lente é denominada de multifocal.

Atualmente, as lentes multifocais mais modernas permitem a correção dos 3 focos de distância, sendo denominadas lentes multifocais trifocais.

As lentes multifocais trifocais permitem ótima liberdade visual no pós-operatório e, na grande maioria dos casos, não há necessidade de prescrição de óculos após a Cirurgia da Catarata, pois esta lente corrige a catarata e a presbiopia simultaneamente.

No entanto, é importante chamar a atenção que nenhum procedimento médico pode ter garantia de resultado em 100% dos casos, pois a Medicina não é uma ciência exata, como a Matemática.

Os resultados dependem, não apenas dos cálculos matemáticos, mas principalmente das características biológicas individuais.

Por isso, existe variabilidade de resultados nos diversos procedimentos médicos realizados no corpo humano.

Ainda assim, os resultados obtidos com as lentes intraoculares multifocais trifocais são bastante satisfatórios, o que motiva os Cirurgiões de Catarata a indicarem estas lentes para os pacientes elegíveis.

  Lente Intraocular Multifocal Trifocal

A lente intraocular multifocal trifocal, ao proporcionar a correção simultânea para longe, intermediário e perto, é a lente intraocular, atualmente, que possibilita a maior liberdade visual no pós-operatório da cirurgia de catarata.

Este modelo é o ideal para olhos que possuem pouco ou nenhum astigmatismo na córnea (< 0,75 D).

É importante lembrar que uma boa iluminação do objeto de perto sempre facilita a leitura, pois a luz permite a magnificação da imagem e a melhora do contraste.

Após a Cirurgia da Catarata com o implante da lente trifocal, a visão de longe, a visão intermediária e a visão de perto tornam-se excelentes sem óculos.

Por isso, a lente trifocal é indicada para pessoas que realizam, rotineiramente, as atividades para longe, para intermediário e para perto, com a mesma freqüência.

Lente Intraocular Multifocal Trifocal Tórica

A lente intraocular multifocal trifocal tórica é a versão destinada para pacientes que apresentam astigmatismo de significativa magnitude na córnea (> 0,75 D).

Esta lente também proporciona correção simultânea para visão de longe, para visão intermediária e para visão de perto, sendo, atualmente, a lente que possibilita a maior liberdade visual no pós-operatório da cirurgia de catarata.

Após a Cirurgia da Catarata com o implante da lente trifocal tórica, a visão de longe, a visão intermediária e a visão de perto também tornam-se excelentes sem óculos.

 

Por isso, a lente trifocal tórica também é indicada para pessoas que realizam, rotineiramente, as atividades para longe, para intermediário e para perto, com a mesma freqüência.

 Tecnologia Agregada às Lentes Intraoculares

As lentes intraoculares mais modernas, além de terem sido elaboradas com um desenho avançado, que permite as correções dos graus oculares, possuem algumas características tecnológicas destinadas para um maior benefício ocular. Dentre estas, podemos citar:

 1. Material Dobrável

Atualmente, as lentes intraoculares são elaboradas com material flexível, para permitir que estas sejam dobráveis e inseridas por injetores de pequeno diâmetro através de uma microincisão na córnea, em torno 2,2 a 2,75 milímetros.

Esta pequena abertura é confeccionada de forma auto-selante, sem necessidade de suturas e modifica muito pouco o astigmatismo da córnea.

O mesmo não ocorre com a lente intraocular rígida, que provoca uma significativa mudança no astigmatismo da córnea, proporcional à abertura da córnea e à tensão dos pontos da sutura.

Filtro Amarelo para Proteção Ocular da Luz Azul

2. Filtro Amarelo para Proteção Ocular da Luz Azul

Algumas lentes intraoculares são confeccionadas com filtro amarelo para proteção ocular do espectro da luz azul, que pode causar danos oculares a retina.

3. Tratamento da Asfericidade da Superfície da Lente Intraocular

Os primeiros modelos das lentes intraoculares foram confeccionados com a superfície esférica, que permite que os raios da periferia sejam focalizados antes dos raios mais centrais, causando a aberração esférica e alteração da qualidade visual periférica.

 

Com a evolução tecnológica, as lentes intraoculares começaram a receber o tratamento asférico na superfície, permitindo que os raios periféricos e mais centrais fossem focalizados em um ponto na retina, proporcionando melhor qualidade da imagem, com mais contraste, maior percepção de cores e melhor visão diurna e noturna.