Erros Refrativos ou Graus Oculares Para Visão de Longe

Quais São os Erros Refrativos ou Graus Oculares para Longe?
O olho humano é um Sistema Ótico semelhante a uma máquina fotográfica, com habilidade em focalizar, na retina, os raios de luz vindos de um objeto. As lentes naturais do olho – a córnea e o cristalino – são as responsáveis pela focalização da luz na retina, fenômeno denominado de Refração Ocular.

 

A Refração Ocular pode ser estudada pela Óptica Geométrica, com a propagação da luz na trajetória de raios e pela Óptica Física, com a propagação da luz na trajetória de ondas.

Refração Ocular na Óptica Geométrica
Quando o olho é capaz de focalizar os raios de luz vindos de um objeto no plano da retina, a refração ocular é plana ou zero, ocorrendo a Emetropia (ausência de erro refrativo ou grau ocular).
Quando a focalização dos raios de luz vindos de um objeto não ocorre no plano da retina, existe a Ametropia (presença de erro refrativo ou grau ocular).

Emetropia
Na Emetropia, as medidas da curvatura da córnea, da curvatura do cristalino e do tamanho do olho permitem que os raios de luz sejam focalizados na retina e sendo assim, este olho forma uma imagem nítida e com foco.

 

 

Ametropia
Quando as medidas da curvatura da córnea ou da curvatura do cristalino ou do tamanho do olho são diferentes do padrão normal, o olho não será mais capaz de focalizar os raios de luz no plano da retina, ocorrendo a Ametropia (presença de erro refrativo ou grau ocular), na forma da Miopia ou Hipermetropia e/ou Astigmatismo.

Miopia
A miopia ocorre quando o olho focaliza a luz antes do plano da retina, seja por que a córnea ou o cristalino são mais curvos ou por que o olho tem um tamanho maior. O olho, então, percebe a imagem de longe desfocada e a imagem de perto nítida.

Hipermetropia
A hipermetropia acontece quando o olho focaliza a luz, virtualmente, atrás do plano da retina, seja por que a córnea ou o cristalino são mais planos ou por que o olho tem um tamanho menor. O olho, então, percebe a imagem de perto mais desfocada do que a imagem de longe.

Astigmatismo
O astigmatismo está presente quando o olho focaliza a luz em mais de um plano, devido às diferenças de curvatura da córnea e/ou do cristalino. O meridiano mais curvo focaliza a imagem antes da imagem do meridiano mais plano. O olho, então, percebe as imagens de longe e de perto desfocadas e distorcidas.

E Qual o Tratamento da Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo?
A miopia, hipermetropia e astigmatismo podem ser neutralizados com a prescrição de óculos, de lentes de contato ou com a Cirurgia Refrativa com Excimer Laser.